Carta Aberta à HTC BRASIL – OS:0060025814

29 10 2009

CARTA ABERTA À HTC BRASIL – http://www.htc.com/br

Prezados,

Mais uma vez, venho por meia desta pedir esclarecimento quando a demora na resolução do problema.

Conforme dito anteriormente, por erro do atendente que abriu meu protocolo, foi informado que não necessitava enviar Nota Fiscal juntamente com aparelho. De qualquer forma, dois dias após a retirada do meu aparelho, fui contatado pela transportadora, enviando assim cópia digital da Nota Fiscal do aparelho.

Entrei em contato com a HTC, e fui muito bem atendido pelo André Fiore no dia 25 de Setembro, que me esclareceu e pediu desculpas pelo inconveniente da informação anterior errada. Enviei novamente copia digital da Nota Fiscal para htc.clientes@htc.com e para transportadora michele.catarino@gmcons.com.br no dia 28/10.

Desde que o aparelho chegou a HTC, surpreendentemente somente no dia 09/10 começou de fato a NOVELA. O aparelho fora cadastrado como FORA DE GARANTIA, sendo que na abertura do chamado, informei, numero de nota fiscal, valor, numero de série, data da compra, mas por algum motivo a HTC fez besteira novamente e o produto ficou aguardando APROVAÇÃO DE ORÇAMENTO (????). Liguei novamente reclamando e o status foi alterado para EM GARANTIA. Aí que entra a minha decepção completa e total desconfiança de má fé por parte da autorizada:

O aparelho apresentou defeito no carregamento da bateria. Porém informei que o mesmo carregava no carregador automotivo sem problemas (Original HTC), não precisa ser especialista em eletrônica, para perceber que parece um problema simples. Também informei que efetuei testes com outro carregador e outra bateria, visto que possuo outros dois aparelhos HTC Touch (Elfin) em casa (Pai e Mãe), como o aparelho estaria em tese FORA DE GARANTIA, o orçamento total foi de R$ 699,00 (notem que é mais caro que o valor pago sem qualquer subsídio da operadora em fevereiro de 2009) Como podem 3 peças custar mais caro que um aparelho que recolheu impostos (IPI, ICMS, etc.), embalagem, acessorios (Fone, Carregador, Cartão de Memória, Stylus adicional, Manual, CD)?

Detalhe do orçamento:

1     Peça: 35H00095-00M  Descrição: Battery_LI-ION,1100mAh,3.7V (Bateria)  Qtd: 1*
Sintoma: Não recarrega bateria  Solução: TROCA DA BATERIA  Valor(R$): 0,00

2     Peça: 80H00567-01  Descrição: FRU-SUB ASSY,Bezel w/Touch window, Black,ELF (Painel Frontal)  Qtd: 1*
Sintoma: Perda da pintura ou carcaça com defeito mecânico  Solução: TROCA DO PAINEL FRONTAL  Valor(R$): 0,00

3     Peça: 99HEH077-02  Descrição: PCBA-MAIN BOARD,128MB SDRAM,256MB NandFlash,850,ELFIN (TIM / CLARO)  Qtd: 1*
Sintoma: Não recarrega bateria  Solução: TROCA DA PLACA  Valor(R$): 0,00

Novamente, há de se lembrar. Não precisa ser especialista para entender que um painel frontal, bateria (já testada por mim em casa, carrega normalmente em outros aparelhos e carregadores) estão com problemas. Me soa mais como uma tentativa da Assistência Técnica de elevar o orçamento de um aparelho que estava em tese, FORA DE GARANTIA.

Estou definitivamente cansado da péssima assistência HTC Brasil. Seria o mínimo a se esperar que essa empresa fizesse valer o Código de Defesa do Consumidor, que lhe dá 30 dias para resolução do problemas de produtos EM GARANTIA.

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III – o abatimento proporcional do preço.

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

Com toda a explicação dada, quero me fazer valer do direito conforme define a lei já citada.

Em tempo, informo que esse email está publicado também em meu blog na internet sob o endereço (https://vazamentomental.wordpress.com/2009/10/29/carta-aberta-a-htc-brasil/) , além de postado no Twittercom as tags (@htcbrasil), como forma de registro de todas as tentativas de resolução do problema de minha parte.

Também fica desde já notificado que aguardarei a resolução do problema, até o dia 05/Novembro. Não havendo manifestação da HTC no sentido de resolver o problema, ingressarei com ação correspondente contra a mesma.

Para que a HTC tenha ciência de todo o processo e consiga localizar todas as informações, seguem todas as informações sobre o atendimento:

HTC TOUCH (ELFIN)
S/N: HT826G607212
IMEI: 356786012990010

OS 43006 – 0060025814
Cd. Coleta 4546

Enviar: Aparelho (Bateria e Carregador)

2009.09.17 – Abertura do Protocolo de Reparo de aparelho em garantia.
2009.09.22 – Aparelho Retirado
2009.09.22 – Marcia (09BRD390000813) – Notificaçao de dnvio do Cartao MicroSD de 4GB por engano.
2009.09.29 – Andreia (09BRD400000954) – Reclamação demora no retorno
2009.10.09 – Cristiano (09BRD410002081) – Reclamação de demora no retorno novamente.
2009.10.19 – Samara (09BRD430000408) – Atendente me Informou que eu precisava aprovar orçamento. Orçamento para aparelho em garantia. NOVAMENTE informei que aparelho está EM GARANTIA. Atendente escalou e pediu para enviar email para simone.santos@grupopicolli.com.br com Nota Fiscal e referenciando que aparelho está em garantia. – FEITO
2009.10.26 – Rodolfo (09BRD440000322) – Posição – Aguardando peças. Não há prazo previsto.
2009.10.29 – Michele – (09BRD440001801) – Posição – Aguardando peças. Não há prazo previso. REGISTRADA NOVA RECLAMAÇÂO


Daniel Neto
email:  daniel.neto@gmail.com

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Ações

Information

5 responses

5 11 2009
Carta Aberta à HTC – 2 Capítulo « Vazamento Mental

[…] precisa ser um gênio em CRM para analisar o meu caso e perceber a solução menos […]

28 05 2010
gilson

Daniel,
foi resolvido teu problema? tive a pessima ideia de comprar um HTC touch e estou passando pelo mesmo problema, o aparelho foi para assistencia demorou uma eternidade e quando voltou veio sem bateria(nova ou usada) carregador e cartão de memoria, tambem estou preparando ação civil, alguem precisa fazer algo contra esta empresa pelo que vi tem muita gente reclamando.

Abraço,

Gilson

28 05 2010
Daniel Neto

Olá Gilson,

Resolvi. Tem até um post com capítulo final.

https://vazamentomental.wordpress.com/2009/11/05/carta-aberta-a-htc-brasil-2-capitulo/
https://vazamentomental.wordpress.com/2009/11/23/carta-aberta-a-htc-brasil-%E2%80%93-capitulo-final/

Você está no caminho certo, divulgue e faça barulho. É realmente um absurdo o que essa empresa faz com a assistência, colocam tudo a perder no que tange qualidade e funcionalidades do produto.

Se quiser, relate que eu posto aqui pra ajudar a fazer barulho.

9 12 2010
Cristina

Olá Daniel,

procurando na internet vi a sua carta e estou passando por problemas parecidos com o seu. Gostaria de saber se por acaso você descobriu o endereço desta empresa para abrir um chamado no procon, pois o próprio procon não possui o endereço da HTC Brasil, o único endereço que tenho é da assistência técnica em São Paulo.
Um abraço,

Cristina.

1 02 2011
Ignacio Mello

Segue um histórico da minha condição.

Meu aparelho comprado na TIM, um HTC mágic, apagou durante a atualização.

Dai descobri que a HTC só tem assistência em SP. Para isso deveria enviar pelo correio meu celular para eles, o envio pago por eles, porem a responsabilidade de extravio seria minha.

Data de envio – 28/12/2010
Data de Recebimento, na HTC – 03/01/2011
Laudo – 04/01/2011 – serviço na Garantia, troca da placa mãe.

Apos alguns contatos, sempre sendo atendido com as respostas automáticas e padrão da empresa o prazo para HTC resolver o problema acabou.

Tentei contato para exigir meus direitos de acordo com artigo 8 do código de defesa do consumidor (transcrito abaixo)

RT. 18 – Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem
solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou
inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por
aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da
embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua
natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1º – Não sendo o VÍCIO SANADO NO PRAZO MÁXIMO DE 30 DIAS, pode o consumidor exigir,
alternativamente e À SUA ESCOLHA:

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II – A RESTITUIÇÃO IMEDIATA DA QUANTIA PAGA, MONETARIAMENTE ATUALIZADA, SEM PREJUÍZO DE EVENTUAIS PERDAS E DANOS;

III – o abatimento proporcional do preço.

Porem a HCT se recusa a devolver meu dinheiro (deixando claro, que terei de ir a justiça). Sem a OPÇÃO, que é minha por direito, fui obrigado a aceitar um novo aparelho que irei receber, se receber, daqui a 20 dias.

Já estou a 30 dias sem meu aparelho e devido aos problemas quero meu dinheiro de volta e não outro celular desta marca de terceira categoria.

Está é minha ultima esperança de que a HTC me devolva o dinheiro, EU NÃO QUERO MAIS ESSE CELUALR DESTA MARCA QUE NÃO RESPEITA O CONSUMIDOR!

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